quarta-feira, 30 de julho de 2014

Piquenique


Decorreu no dia 26 de Julho, no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, o tradicional piquenique, organizado pelo Clube Académico de Odivelas. 

Este encontro ferial contou com a presença dos atletas, pais, familiares e amigos, marcando o encerramento da corrente época desportiva. Após um ano, onde existiram diversas atividades desportivas e recreativas, este evento ofereceu aos convivas um bom momento de lazer e descontração, em contato com a natureza.

Da parte da manhã, os atletas e os pais participaram num jogo de futebol, em que foram formadas três equipas. As partidas de cada jogo, tiveram a duração de 20 minutos, onde o objetivo era o divertimento. 

A partir das 13h, seguiu-se o almoço, onde o prato principal foram os grelhados na brasa. Da parte da tarde foram realizadas algumas atividades lúdicas, como o jogo das setas, ténis de mesa e jogos de cartas.

Este convívio foi conseguido, graças ao empenho da Direção e do Departamento Sóciocultural do CAO que todos os anos premeia a união desta grande família.


Para consultar algumas fotografias do evento, clique aqui

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Piquenique 2014




Este evento visa marcar o encerramento da corrente Época Desportiva/Cultural, do Clube Académico de Odivelas. A família académica irá concentrar-se no Pavilhão C, a partir das 9.30h (este espaço foi gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Loures). 

Cada pessoa deverá trazer o seu farnel (comidas/bebidas), estando também disponíveis no parque, equipamento para grelhar que são de uso coletivo.



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Formação Contínua de Treinadores de Badminton

Decorreu nos dias 12 e 13 de Julho no CAR - Caldas da Rainha, a formação contínua específica para Treinadores de Badminton. Esta ação de formação foi ministrada pelo Técnico Nacional, Professor Jorge Cação, contando com a participação de 32 treinadores.

Os temas abordados nesta ação de formação foram os seguintes:

- Etapas de desenvolvimento dos atletas, via desporto de competição;
- Tipos de treino de resistência;
- Exercícios técnicos/táticos para singulares e pares;
- Estratégicas de planeamento da época desportiva e metodologia de treino.

Foram caraterizadas as sete etapas de desenvolvimento do atleta a longo prazo, onde foram formados sete grupos de trabalho, em que cada grupo tinha como finalidade, apresentar, explicar e colocar em prática os exercícios com demonstração na etapa que foram selecionados.  

Destaca-se a troca de experiências e conhecimento entre os treinadores, sendo muito importante e visando a evolução de todos na representação dos seus respetivos clubes. Ficam aqui registadas as palavras de Teotónio Lima: "Quem quer continuar a ensinar, não pode deixar de aprender". 

Na última parte, o técnico Tim Willis fez algumas demonstrações de exercícios, de singulares e de pares, onde corrigiu diversas situações.  


No final desta formação, o Técnico Nacional, Jorge Cação, agradeceu a todos os presentes, o empenho, dedicação e a troca de experiências obtidas.


A reportagem fotográfica deste evento foi efetuada e gentilmente cedida por Luís Durando, para a consultar clique aqui

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Medigames 2014 - Áustria

Realizou-se de 21 a 28 de Junho de 2014, em Wels, Áustria, a 35ª edição dos Jogos Mundiais da Medicina e da Saúde (Medigames).
 
O Clube Académico de Odivelas foi representado pelos seus atletas Lúcia Jerónimo e José Rodrigues, que alcançaram o 3º lugar em Pares Mistos.
 
 
 
José Rodrigues também se classificou em 2º lugar em Pares Homens (tendo feito par com Wolfgang Schewtz, representante austríaco) e em 3º lugar em Singular Homem (escalão C).
 
 
Lúcia Jerónimo alcançou o 1º lugar a Singular Senhoras (escalão A) e a Pares Senhoras (onde fez dupla com Alenka Kotnik, representante eslovena).
 
 
A todos os que desconhecem este evento, os Medigames incorporam diversas modalidades, incluindo o Badminton, e destinam-se a atletas que sejam profissionais na área da saúde, de todo o mundo. Realizam-se anualmente, desde há 35 anos. A próxima edição será em Limerick, na Irlanda. Para mais informações, consulte: http://www.medigames.com/
 

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Luso-espanhol 2014

Foi no passado fim-de-semana, na cidade de Évora que se disputou a VIII - Edição do Torneio Luso-espanhol, em mais uma excelente organização do Clube de Badminton de Évora. Este é um dos maiores torneios de badminton realizados em Portugal onde participam os melhores atletas lusos e espanhóis onde a cidade de Évora se transforma na Capital Ibérica de Badminton.

Com dois dias de competição, e em dois pavilhões, contou com a presença de cerca de 300 atletas em representação de 25 clubes, sendo 4 espanhóis e 21 nacionais. No sábado, os jogos foram disputados na EBI da Malagueira, nas categorias de Bâmbis; Sub-11; 13 e 15. Os restantes jogos foram disputados no Pavilhão Dom Bosco do Colégio dos Salesianos, nas categorias de Sub-17; 19; Seniores e Veteranos, tendo as finais sido realizadas neste mesmo pavilhão. 

O CAO participou com os seguintes atletas:
- Bâmbis - Luís Abreu e Carolina Mendes.
- Sub-11 - Tiago Mendes.
- Sub-13 - André Sequeira, Lucas Amaro, Tiago Alves  e Sofia Barroso.
- Sub-15 - Eduardo Martins, Hugo Jorge, Pedro Mendes , Mafalda Constantino, Mónica Abreu e Sónia Amado.
- Sub-17 -  Henrique Santos, João Pires, Luís Andrade, Pedro Amaral, Vasco Martins, Catarina Silva e Helena      Figueiredo.
- Sub-19 - João Ferraz e Sílvio Simões.
- Seniores A/B - Daniel Mendes, João Alves e Marco Jorge.
- Seniores D - André Rodrigues, Daniel Rodrigues, Diogo Magro, João Madeira, José Rodrigues, Maurino Silva,    Paulo Dias, Ricardo Silva, Rui Santos, Ana Cunha, Bianca Furtado, Clara Alves, Cristina Freitas, Filipa  Cordeiro, Gina Silva, Lúcia Jerónimo, Rosa Silva, Sandra Silva e Sónia Barroso.

Os Parabéns vão para os seguintes atletas do CAO que atingiram o pódio, que assim dignificaram o Clube e a cidade de Odivelas.
- Luís Abreu - 2º Lugar Bâmbis - SH
- Carolina Mendes - 2º Lugar - Sub-11 - SS
- Carolina Mendes (CAO) / Margarida Eduardo ( EDLF) - PS - Sub-13- 2º Lugar
- Mónica Abreu / Sofia Barroso - 2º Lugar - Sub-15- PS
- Helena Figueiredo  (CAO) / Núria Ismael (SIMPS) - 1º Lugar -  Sub-17- PS
- Daniel Mendes (CAO) / Bernardo Atilano (AJ) - 2º Lugar - PH - Seniores - AB
- Joana Lopes - 2º Lugar - PS - Cat - AB
- Bianca Furtado - SS -1º Lugar -  Cat - D
- Clara Alves/Lúcia Jerónimo - 2º Lugar - PS - Cat-D
- João Madeira/Lúcia Jerónimo -1º Lugar -  PM - Cat-D

Fica também um reconhecimento a todos os atletas do CAO, que participaram neste Torneio Luso-espanhol e envergaram as cores do Clube.
Agradecimentos a Câmara Municipal de Odivelas, que proporcionou o transporte dos atletas do Académico neste evento desportivo.
E assim termina mais um Torneio Luso - espanhol, que foi uma bela iniciativa do Clube de Badminton de Évora, e que proporcionou a todos os badmintonistas um fim de semana agradável de convívio e de desporto.


Para consultar algumas fotografias deste evento, clique aqui.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

ENCONTRO NACIONAL DOS TORNEIOS DE DIVULGAÇÃO




Decorreu nos dias 28 e 29 de Junho no Centro do Alto Rendimento nas Caldas da Rainha, sob organização da Federação Portuguesa de Badminton, o Encontro Nacional dos Torneios de Divulgação que teve como objetivo premiar os atletas pela sua competência e assiduidade nos TDs , preparando assim a sua transição para o desporto federado .
Este estágio nacional de dois dias, contou com a colaboração do Técnico Francisco Inácio ( Clube Badminton Vertical de Almancil ), que foi o coordenador desta ação  e com a participação dos técnicos Luís Amaro ( Desportivo de Castelo Branco), Luís Santos ( Clube Albergaria ), Emanuel Pereira ( Núcleo Sportinguista de Tires ), Acácio Gonçalves ( Escola Secundária Matias Aires ) e Maurino Silva ( Clube Académico de Odivelas ) .               
Participaram neste estágio 34 atletas tendo representado as seguintes escolas/clubes  :
AAE, AEFL, AMRCT, CA, CAD, CAO, CBAVAL, CCRM, CFBG, CREA, DCB,  NST e SIMPS.
O CAO participou com os seguintes atletas:

- Tiago Mendes, Mafalda Constantino e Mónica Abreu .

Na abertura deste evento desportivo, tomou a palavra o representante da F.P.B.   Professor Acácio Gonçalves que deu as boas vindas a todos os participantes, agradeceu a presença do coordenador da ação e dos técnicos e teceu algumas considerações, do que seria estes dois dias de estágio .
 Estes dois dias de atividade,  foram divididas em quatro sessões de treino, e  ministrados os seguintes exercícios  :
- Aquecimento, Pega Universal, Pega da Direita e Esquerda, Clears, Amorties/Alternados, Remates/Alternados, Jogo de Rede, Drives, Lob, Serviços ( curto/longo ), Movimentação, Batimentos de Esquerda, Tática Básica de Pares, Jogos de Singulares, Pares Homens / senhoras , Pares Mistos e Alongamentos. Todos os exercícios foram exemplificados  e corrigidos pelos técnicos presentes . Foi feito no dia 29 um Torneio Escada em Singulares, PH/PS e PM para premiar os melhores .
No encerramento do estágio , o Prof. Acácio Gonçalves em nome da F.P.B. enalteceu o empenho de todos  os atletas, agradeceu e elogiou o trabalho desenvolvido pelo coordenador desta ação Prof. Francisco Inácio, bem como os técnicos presentes e entregou a todos os participantes um diploma de participação.